quarta-feira, 15 de junho de 2022

 

Oseney da Costa de Oliveira, conhecido como Dos Santos, e Amarildo da Costa Oliveira, o 'Pelado', foram presos nas investigações sobre o desaparecimento do indigenista e do jornalista britânico, em 5 de junho.

Por Isabela Camargo e Mara Puljiz, TV Globo e g1 DF

15/06/2022 15h26  Atualizado há 17 minutos


Irmãos confessam assassinato de Bruno Pereira e Dom Phillips, dizem fontes da PF


Irmãos confessam assassinato de Bruno Pereira e Dom Phillips, dizem fontes da PF

Os irmãos Amarildo da Costa Oliveira, conhecido como Pelado, e Oseney da Costa de Oliveira, conhecido como Dos Santos, confessaram o assassinato do indigenista brasileiro Bruno Araújo Pereira e do jornalista inglês Dom Phillips, desaparecidos desde 5 de junho na região do Vale do Javari, na Amazônia, informaram fontes da Polícia Federal (veja mais no vídeo acima).


Segundo uma fonte da PF, os irmãos mataram Pereira e Phillips a tiros e depois queimaram e enterraram os corpos. A motivação do crime ainda é incerta, mas a polícia apura se há relação com a atividade de pesca ilegal na região. Segunda maior terra indígena do país, o Vale do Javari é palco de conflitos típicos da Amazônia: tráfico de drogas, roubo de madeira e avanço do garimpo.


A PF iniciou buscas na área para localizar os corpos, o que não havia acontecido até a última atualização desta reportagem, e confirmar essa versão. Ainda de acordo com a fonte, deverá ser feito exame de DNA com base em material fornecido por parentes das vítimas. A família do repórter no Reino Unido afirmou não ter sido informada sobre a confissão dos assassinos.

Antes de sumir, Pereira, que era servidor licenciado da Fundação Nacional do Índio (Funai), e Phillips haviam partido da Comunidade São Rafael em uma viagem com duração prevista de duas horas rumo a Atalaia do Norte, mas eles não chegaram ao destino (veja o mapa do percurso ao final deste texto).


Logo após o desaparecimento, a União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja) afirmou que Pereira recebia constantes ameaças de madeireiros, garimpeiros e pescadores. Em nota divulgada na ocasião, a entidade descreveu Pereira como "experiente e profundo conhecedor da região, pois foi coordenador regional da Funai de Atalaia do Norte por anos".

Segundo o jornal britânico "The Guardian", do qual Phillips era colaborador, o repórter estava trabalhando em um livro sobre meio ambiente. Ele morava em Salvador e escrevia reportagens sobre o Brasil fazia mais de 15 anos. Também publicou em veículos como "Washington Post", "The New York Times" e "Financial Times".


Amarildo da Costa Oliveira, o Pelado, está detido desde 7 de junho. Segundo a polícia, ele foi visto por ribeirinhos, no dia do desaparecimento, em uma lancha logo atrás da embarcação de Pereira e Phillips. Os agentes encontraram vestígios de sangue no barco de Pelado. Já Oseney, o Dos Santos, foi preso temporariamente nesta terça-feira (14).


No domingo (12), a Polícia Federal divulgou imagens de objetos encontrados na área de buscas, no interior do Amazonas. Foram localizados uma mochila, um notebook , camisas, bermudas, calça, chinelos e botas (leia, mais abaixo, sobre as buscas e a investigação).

Montagem com fotos do indigenista brasileiro Bruno Araújo Pereira e do jornalista inglês Dom Phillips — Foto: TV Globo/Reprodução

Montagem com fotos do indigenista brasileiro Bruno Araújo Pereira e do jornalista inglês Dom Phillips — Foto: TV Globo/Reprodução

Buscas e investigação

A operação de buscas para encontrar o indigenista Bruno Araújo Pereira e o jornalista Dom Phillips teve início no dia do desaparecimento, 5 de junho, um domingo. A operação foi inicialmente organizada por integrantes da Univaja. Como eles não conseguiram localizar a dupla, alertaram as autoridades sobre o sumiço na segunda-feira (6).


As buscas reúnem o Exército, a Marinha, a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) e a Polícia Federal. O Exército na região do Vale do Javari com combatentes de selva da 16º Brigada de Infantaria de Selva, sediada em Tefé (AM).


Em 7 de junho, o assessor jurídico da Unijava disse que a Marinha e a PF ignoraram informações sobre suspeitos que, no passado, ameaçaram o indigenista. Em 10 de junho, as equipes encontraram "material orgânico aparentemente humano" em um rio próximo ao porto de Atalaia do Norte.


Até esta quarta-feira (15), nove pessoas haviam sido ouvidas pela polícia. Entre elas, está a mulher de Amarildo, Josenete, que prestou depoimento na última sexta-feira (10) e preferiu não falar sobre a prisão do marido nem sobre o caso dos desaparecidos.

Mapa mostra onde jornalista e indigenista desapareceram na Amazônia — Foto: Arte/g1

Mapa mostra onde jornalista e indigenista desapareceram na Amazônia — Foto: Arte/g1


Matéria do Portal G1

sábado, 11 de junho de 2022

 


Prefeitura de Santana do Maranhão, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Econômico, realizou um curso de Piscicultura em parceria com Sindicato dos Produtores Rurais de Chapadinha, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e a Sala do Empreendedor, e nesta sexta-feira, 10, foi o encerramento do curso no povoado de Vereda I, onde estiveram presentes, a Secretária Adjunta de Agricultura Silvia Araújo e o vereador Zé dos Santos.


 O curso ensinou desde a escolha da área, a preparação e topografia do terreno, a escavação do tanque, a análise e correção da água, a adubação, a aquisição de alevinos, os tipos de rações, o potencial do mercado, a biometria do pescado e as questões ambientais que impactam no desenvolvimento da atividade.

 As aulas foram ministradas pelo Professor do SENAR e Engenheiro de Pesca Benedito Valter de Oliveira Moura , contando com a participação de 12 alunos, entre pequenos produtores familiares e técnicos e curiosos.

 O Secretário Municipal de Agricultura e Desenvolvimento  Econômico Paulo Neto  evidencia que o programa municipal da piscicultura pretende já há algum tempo  preparar o produtor santanense  para o mercado do peixe, visando o crescimento  produtivo no município.

“Esse curso foi uma oportunidade importante para os produtores que tiveram apoio da prefeitura por meio da SAGRIDE. O rendimento dos alunos foi muito bom e agora eles seguirão aplicando na prática com mais segurança o que foi aprendido”, destacou a Secretária Ajunta de Agricultura Silvia Araújo.


                                                      Veja abaixo galaria de fotos:








    Fonte: Departamento de Comunicação.

segunda-feira, 6 de junho de 2022

 

O casal Edimar Portela, 46, e Carla Vanessa de Almeida, 25, foram executado por disparos de arma de fogo na noite deste domingo, 5, na Rua São Pedro, Bairro homônimo em União, município da região norte do Piauí. Informações Repórter.50 

Os dois seguiam em uma motocicleta, quando teriam sido perseguidos por criminosos em um carro preto, de modelo não identificado, que efetuaram os disparos nas imediações de um colégio.

Os atiradores fugiram tomando rumo ignorado e não foram identificados nem presos até o momento. O local foi isolado pela equipe sob o comando do tenente Zenon, da PM-PI, e a Polícia Civil acionada para investigar o caso. 

Edimar e Carla respondem a processo pelo crime de homicídio praticado no carnaval de 2020. À época, o assassinato de Jairo Ribeiro da Silva, morto a facadas, teria sido motivado por discussão entre vizinhos.

sábado, 4 de junho de 2022

 

Para comemorar os 26 anos de emancipação política de Santana do Maranhão, a prefeitura de Santana do Maranhão, juntamente com o departamento de cultura e a Secretaria de administração  irão promover uma  festa na Avenida Governadora Roseana Sarney para toda população Santanense.

As atrações, Regina Fernandes e Kiko Chicabana prometem animar á todos que prestigiarem o aniversário da cidade no dia 19 de junho. A expectativa é de um grande público.

quinta-feira, 2 de junho de 2022



 A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, na tarde desta quinta-feira, 2, uma carga de cocaína avaliada em mais de R$ 5 milhões, em um compartimento de um ônibus clandestino abordado em um posto de combustível próximo a BR-316, na zona Sul de Teresina. Informações Cidadeverde.com 


“A equipe fez a vistoria no ônibus e foi encontrado em um compartimento oculto, escondido, 45 tabletes de pasta base de cocaína, totalizando 46 quilos. Um prejuízo estimado para o tráfico de mais de R$ 5 milhões”, informou  Leandro Caldas, inspetor da PRF.

Segundo o agente, não havia passageiros no veículo no momento da abordagem. Apenas um homem de 26 anos, já com passagem por tráfico e que não teve a identidade revelada, foi encontrado e encaminhado para a Polícia Federal, que investigará o caso.

“A suspeita é que essa carga estava vindo da região Centro-Oeste, com destino a Teresina. Ainda estamos fazendo o levantamento, mas a investigação mais a fundo vai ficar com a Polícia Federal, para ter os detalhes mais concretos”, concluiu Caldas.

Dados da PRF mostram que a apreensão de cocaína nas rodovias federais que cortam o Piauí em 2022 já é 130% maior que em todo o ano passado. Ao todo, foram 441 quilos de cocaína, 770 quilos de maconha e mais de 3 mil comprimidos de anfetamina.

Follow Us @soratemplates