terça-feira, 6 de março de 2018

Tutóia: Opinião


Texto da página de Flavio Merequeta no facebook: "MINHA OPINIÃO 001/2018" 

Amigos, 
Penso que pagamento de salários, limpeza pública, atendimento ao publico, tapa buracos etc., são atividades corriqueiras, rotinas de qualquer administração. Lógico que devemos ficar contentes e elogiar quando isso acontece regularmente ( e aqui o faço), mas que não sirva de parâmetro para avaliação de governo. O que nosso povo precisa, o que nossa TUTOIA precisa mesmo é de investimentos, temos várias linhas: investimento em educação, investimento em saúde, investimento em segurança, investimento em infra estrutura, mas principalmente investimento em geração de trabalho e renda. Para isso temos grandes potenciais: turismo, agricultura, pesca etc. são atividades naturais de nossa cidade que se cuidadas com carinho certamente gerarão trabalho e renda para o nosso povo. Como fazer isso? Cabe ao gestor buscar alternativas de fina ciamentos, convênios etc. tudo isso pode ser feito, mas ao invés de fazê-lo, fica-se procurando desculpas e culpados para o que de ruim acontece/aconteceu ou para o que de bom não acontece/aconteceu, em nossa cidade. 


Não poderia eu, e nem o farei, jamais dizer aqui que os gestores passados (os que acompanhei, obviamente), foram os piores ou melhores da história de Tutoia, todos fizeram algo, mas em linhas gerais, todos foram administradores medianos apenas, porem lembranças nos vem de alguns acontecimentos daquela época e que agora infelizmente se repetem. vão desde salários/valores insignificantes até atrasos, fatiamentos e parcelamento de salários, e em alguns casos supostas perseguições. Em outros casos, boas ações voltadas para a satisfação popular, casos das festividades locais e esportes, mas nada que valesse super elogios, apenas reconhecimento. A bem da verdade, salvo pouquíssimas exceções, poucos se preocuparam com nossas crianças, com nossos jovens, com nossos idosos...Tão pouco, cuidaram da nossa educação, da nossa saúde, da nossa segurança etc. como de fato deveria ser. Na ultima eleição municipal o povo de Tutóia renovou suas esperanças apostando em uma jovem promessa, cheia de planos, esperança e força. E eu, apesar de não ter nele votado, também passei a acreditar nisso, PORQUE AMO MINHA CIDADE E JAMAIS TORCERIA PELO PIOR. Porem, quatorze meses se passaram e o que vimos, vemos e ouvimos até hoje são lamentações, reclamações, xingamentos, passeatas e outros tipos de manifestação, culminando com a instalação de duas CPIs e denúncia do Ministério Público. Nossa câmara de vereadores por sua vez, também não fica atrás, pois comete os mesmos erros de que acusa a administração do nosso prefeito.

Os últimos seis meses foram terríveis pra nós tutoienses, violência ao extremo, medo, atrasos salariais, manifestações, xingamentos, omissão etc. (salvo ações da polícia militar e a boa vontade da população). Daí surgem as indagações: "ora, se em outros governos também acontecia isso porque botar culpa nesse?", ou: " isso não acontece em todo lugar?" ou ainda: " o outro não fazia ou fazia, esse não faz ou fez". ora bolas!, se assim tiver que ser a culpa será de D. PEDRO I, ou de JESUS CRISTO, talvez! 

Ouvi do próprio prefeito um certo dia que o mesmo recebeu a prefeitura operando no vermelho e que por esse motivo estava difícil administrar. Não tiro a razão dele, de fato as prefeituras vivem operando no vermelho. Na ocasião lhe respondi: "Meu amigo, se a prefeitura estivesse operando no azul você não teria vencido a eleição!". E cabe mais uma colocação: "se uma pessoa decide disputar uma eleição como candidato a prefeito por exemplo, imagina-se que seja ou pelo menos esteja preparado, capaz de resolver todos os problemas de uma cidade". Então não cabem desculpas e nem culpas aos prefeitos antecessores, ou cabe? O povo confiou e espera soluções, e não mais problemas.

Penso que ainda há tempo, ainda há esperança. "Eu ainda acredito e torço pelo melhor". Faça alguma coisa prefeito: apareça, chame seu secretariado, delegue atribuições e responsabilidades, dê-lhes autonomia, reforme sua assessoria, exonere parentes se preciso for, apresente soluções, aceite opiniões etc., (humildade é fundamental nesse momento), restabeleça a confiança que lhe foi dada pela maioria do nosso povo, faça o que for necessário, mais faça. O senhor foi eleito pra isso, enfim, mostre a que veio, mostre que está disposto a trabalhar corretamente. Fazendo isso, tenha certeza de que o povo estará do seu lado, até mesmo os que não lhe confiaram o voto, acredito. O povo não tem culpa de nada, o povo não pode e nem deve pagar uma conta que não lhe pertence. Afinal, O POVO NÃO ADMINISTRA, O POVO SÓ VOTA. COM CONFIANÇA E MUITA ESPERANÇA.


fonte blog do Elivaldo Ramos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Follow Us @soratemplates