sexta-feira, 29 de janeiro de 2021
quinta-feira, 28 de janeiro de 2021
O corpo de uma mulher conhecida como Maria de Lourdes foi encontrada boiando nas águas do Rio Novo em Paulino Neves na manhã dessa quinta-feira (28). Segundo informações da população, logo pela manhã, populares avistaram um corpo na beira do rio.
A polícia foi chamada e fez o resgate do corpo que foi levado ao hospital para procedimentos e posteriormente ser velado.
Maria de Lourdes era bastante conhecida na cidade, a população esta comovida com o acontecido. Investigações da Polícia Civil irão apontar a causa a morte da mulher.
Em nota o prefeito Raimundinho Lídio prestou condolências à família da vítima.
Fonte i Maranhão
quarta-feira, 27 de janeiro de 2021
Uma colisão frontal entre duas motocicletas deixou um homem morto e outro ferido na tarde desta terça-feira (26), na PI-213, na localidade Varjota, zona rural de Esperantina, Norte do Piauí. A vítima foi identificada como Francisco das Chagas, que era jardineiro da Prefeitura de Esperantina.
Segundo a Polícia Militar, Francisco das Chagas teria tentado desviar de buracos na rodovia e acabou se chocando com outro motociclista identificado como Luiz Carlos.
Com o forte impacto, a vítima sofreu traumatismo craniano e morreu no hospital.
Luiz Carlos sofreu ferimentos graves nas pernas e foi socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Com o forte impacto, as motocicletas ficaram presas uma na outra.
A Polícia Militar esteve no local do acidente e fez a condução dos veículos para a 4ª Companhia do 12º BPM para os procedimentos legais.
terça-feira, 26 de janeiro de 2021
I ENCONTRO FORMATIVO.
A Secretaria Municipal de Educação de Santana do Maranhão realizou a capacitação de gestores e professores trazendo a temática uma educação de excelência.
Para mais informações veja o vídeo.
segunda-feira, 25 de janeiro de 2021
O Decreto do Prefeito de Santana do Maranhão, Sr. Márcio Santiago, está de acordo com a recomendação do Ministério Público do Estado do Maranhão que é de coibir festas e aglomerações e etc.
Leia a seguir os principais Artigos:
O Decreto Municipal de nº 06, de 25 de janeiro de 2021 reitera e dispõe sobre novas medidas para o enfrentamento da Calamidade pública de saúde decorrente do Coronavírus (Covid-19), no âmbito do Município de Santana do Maranhão - MA, e dá outras providências.
Art. 1º Fica determinado, até 15 de março de 2021, a proibição de todo e qualquer show musical nos bares, restaurantes e similares, bem como ficam proibidas festas, músicas ao vido e transmissões de jogos esportivos;
Art. 2º Fica determinado, até 15 de março de 2021, e estabelecido o horário de até às 24:00 (vinte e quatro) horas para o encerramento das atividades dos bares, restaurantes, lanchonetes, serviços de alimentação buffets e casas de recepções e similares, lojas de conveniências localizadas nos postos de abastecimento de combustível;
Art. 3º Fica estabelecido, até 15 de março de 2021, que igreja, lojas lojas de toda natureza, estabelecimentos comerciais, supermercados e afins usem mascaras, respeitando as restrições sanitárias, evitando aglomerações;
Art. 4º Fica estabelecido que o referente Decreto, será fiscalizado pela Secretaria Municipal de Saúde, Vigilância Sanitária, Guarda Municipal e da Polícia Militar do Estado do Maranhão;
Art. 5º Cabe a todo cidadão de Santana do Maranhão a responsabilidade de cumprir todas as restrições e condições do presente Decreto, conscientizando-se da higienização necessária, do isolamento social, de evitar aglomerações, além de outras medidas que forem necessárias para a contenção e/ou erradicação do Covid 19;
A seguir o documento completo:
SECRETARIO CARLOS LULA. |
MARANHÃO = O secretário de Saúde do Maranhão, Carlos Lula, em entrevista coletiva declarou que eventos de pequeno porte estão proibidos por 14 dias no Estado. O anúncio foi feito na manhã desta segunda-feira (25).
A medida vem após o aumento no número de casos da Covid-19 no Maranhão.
Saltou para 81,08% a taxa de ocupação leitos de UTI exclusivos para pacientes com Covid-19 na Grande São Luís, segundo boletim divulgado nesse domingo (24) pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).
A taxa estava em 57,66%, de acordo com o boletim de sábado (23). Do total de 111 leitos de UTI para tratar pacientes com coronavírus, apenas 21 estão livres. Com relação aos leitos clínicos, a taxa está em 73, 33%, ou seja, 36 estão desocupados de um total de 135 leitos.
sábado, 23 de janeiro de 2021
O maranhense William Mendes, de 34 anos, ator do filme “Muleque Té Doido”, morreu na madrugada deste sábado (23), em São Luís.
William Mendes passou por complicações relacionadas a suspeita do novo coronavírus (Covid-19). O ator era considerado do grupo de risco por ser diabético e ter problemas cardíacos. A causa da morte não foi divulgada
Segundo informações, após forte tosse e febre alta o ator teria sido levado para o Hospital Genésio Rêgo, em São Luís. William Mendes não resistiu e morreu na madrugada de hoje.
Em 2013, William Mendes atuou no filme “Muleque Té Doido” interpretando um integrante do grupo “Gangue da Bota Preta”. Ele também atuou na continuação que ainda será lançada da franquia, chamada “Muleque Té Doido – Morreu Maria Preá”.
quarta-feira, 20 de janeiro de 2021
EVENTO ADIADO
Obedecendo a recomendação do Ministério Público, o decreto da Prefeitura Municipal e o acatamento da delegacia de Tutóia informamos que o evento que aconteceria no dia 23/01/2021 será ADIADO e remarcado para uma nova data. Os ingressos adquiridos para o evento do dia 23 valerão para o evento da próxima data, não era de nosso interesse que houvesse esse adiamento mas o momento é de obedecer as autoridades. Em breve divulgamos a nova data, conto com a compreensão de todos.
terça-feira, 19 de janeiro de 2021
Turistas de todo o mundo visitam a cidade em busca de ver de perto suas belezas, porém essas belezas se limitam apenas ao parque, uma vez que a cidade não oferece muita infraestrutura para que o turista aprecie. Um dos exemplos é falta de espaços culturais que enaltecem as manifestações locais entre outras.
Entra gestão e sai gestão e nada é feito para que a sede do município possa ser beneficiada pelo turismo e o dinheiro que não é pouco, proveniente deste seguimento, possa da resultados.
Vários problemas tem sido o calo do pé das gestões anteriores e certamente continuará sendo na nova que terá no comando o renomado ex-juiz federal, Amílcar Rocha. Esse problema inclusive tem haver diretamente com o turismo na cidade e cada dia tem virado problema de saúde pública do município.
O fato que estamos a tratar é os animais abandonados e soltos nos pontos turísticos da cidade assim como nas principais vias que tem causado vários acidentes.
"Dias atrás eu estava vindo de São Luís com passageiros e bem na entrada cidade, mas precisamente no bairro Vila Anselmo, do nada um cavalo entrou no meio da pista e para não bater, tive que tirar de imediato, saindo da pista bruscamente levando meus passageiros a sofrerem um acidente, se eu não tivesse visto com antecedência? Então isso tem que ser mudado e algo tem que ser feito senão pode causar danos maiores." Disse seu Antônio - motorista de Van.
O problema não tem incomodado somente o os nativos como também os turistas que circulam na orla além dos empresários que circulam e tem seus estabelecimentos comerciais no local, sempre reclamam de animais soltos de pequeno e grande porte que a todo minuto estão incomodando quem utiliza os restaurantes.
Um dos problemas maiores no local é os animais de grande de porte que após os expedientes bagunçam o lixo em busca de comida causando muito transtorno no local.
"Aqui é diariamente nos encaramos esse problema, muitos animais soltos que as vezes espantam nossos cliente, e bagunçam o lixo, reviram tudo e quando chegamos pela manhã temos que arrumar tudo novamente, que queremos é que isso acabe e que deem um jeito nesse problema". Disse seu Artur - dono de restaurante.
Para a turista carioca, Cristina Azevedo, algo desse tipo é inadmissível em uma cidade turística.
"Quando vim na primeira vez vir essa questão dos animais abandonados e solto aqui, e agora 5 anos depois achei que tinha mudado, mais vi que permanece a mesma coisa e isso em uma cidade como essa é inadmissível. Eles precisam ter um lugar para ficar". Disse Cristina.
Proteção animal poderia ser definida como defendê-los, preservá-los do mal, resguardá-los física e psicologicamente. ... E assim os animais continuam sofrendo, diante de uma sociedade incapaz de agir intersetorialmente, interdisciplinarmente para que a epidemia do abandono de cães e gatos seja controlada e prevenida.
Outro problema maior que tem afligido os barreirinhenses é animais como gatos, cachorros e outros animais que circulam diariamente na feira pública da cidade assim como no mercado municipal e trazendo muitos problemas pois os usuários e clientes denunciam que podem causar problemas à saúde.
"Rapaz aqui é demais, todo dia a gente tem que espantar e mesmo assim eles voltam, as vezes a gente da uma comida mais os bichinhos tudo magro acaba voltando. Eu acho que a prefeitura deveria ter um lugar para colocar eles e cuidar." ressaltou um comerciante da feira.
Legislação
Abandonar animais é crime federal (Lei 9.605/98).
A principal lei que protege os animais é a Lei Federal 9.605/98, conhecida como Lei dos Crimes Ambientais:
Art.32 – Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos.
A pena será de 3 meses a 1 ano de prisão e multa, aumentada de 1/6 a 1/3 se ocorrer a morte do animal.
A Constituição Federal de 1.988 diz em seu artigo 225, Parágrafo 1°, que cabe ao Poder Público:
VI – promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino e conscientização pública para a preservação do meio ambiente;
VII – proteger a fauna e a flora, vedadas, na forma da lei, as práticas que coloquem em risco sua função ecológica, provoquem a extinção de espécies e submetam os animais a crueldade.
No que toca a defesa de animais silvestres, o IBAMA é o órgão fiscalizador do meio ambiente na esfera federal, responsável pelo seu bem-estar e conservação. Para denúncias de tráfico de animais silvestres ou ameaça ambiental.
A legislação que protege os animais no Brasil, especificamente sua eficácia no combate aos maus-tratos e crueldades contra os animais; estudo de como os animais são rotulados e enxergados no direito brasileiro, assim como as consequências jurídicas desta classificação.
Recentemente, Bolsonaro sancionou nesta terça-feira (29/9) a Lei 1.095/2019, que aumenta a punição para quem praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais. Conforme a nova legislação, a pena agora vai de dois a cinco anos de prisão, além de multa e a proibição de guarda de novos bichos.
O novo texto modifica o artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais 9.605/98, que previa a pena previa de três meses a um ano de reclusão, além de multa.
Nosso blog entrou em contato com Associação Lençóis Maranhenses de Proteção Animal que tem sua sede no munícipio de Barreirinhas para saber como tem sido o trabalho deles nesta questão. O presidente da Associação disse que tem feito o possível para sanar o problema mais que não tem ajuda nem do poder público tão pouco do poder privado e isso tem sessado o atuação da entidade.
Mauricio ainda disse que a associação tem feito muitas força tarefa, mais que sem apoios é quase impossível da conta da demanda de animais soltos e abandonados.
"Estamos atuando aqui, um tempo já, mais as pessoas simplesmente soltam seus animais e deixam morrer abandonados, nós fazemos o que podemos mais as vezes não é possível fazer tudo, buscamos apoio da nova gestão para que pudesse nos ajudar mais até o momento não quis. Para você ter uma ideia a cada meia hora recebemos denúncia, mais precisamos de ajuda para poder desempenhar o trabalho. Afirmou Maurício.
Os animais são seres vivos que, assim como as plantas, precisam de comida e de água para viver. No entanto, ao contrário das plantas, que produzem seu próprio alimento, os animais têm de comer plantas e outros animais. ... Os animais são seres vivos que precisam se alimentar de plantas ou de outros animais para sobreviver.
Segundo a denúncia a zoonoses não funciona na cidade e que nem ao menos uma campanha educacional é feita pelo departamento. Ainda segundo a população, a nova gestão colocou um novo chefe para o departamento que cuida da retirada do animais nas ruas, porém a população não tem visto essa atuação e o mesmo diz que as pessoas tem que denunciar os animais soltos para que ele possa averiguar.
Lá se vai metade do mês e o caos continua. Vamos aguardar. Porém fica a pergunta, será que uma cidade tão bela quanto Barreirinhas merece um descaso tão grande?
domingo, 17 de janeiro de 2021
O deputado federal Josimar do Maranhãozinho já havia alertado durante reunião antes da eleição da Famem que, se a chapa saísse derrotada, não estaria mais em nenhum plano com o então governador interino, Carlos brandão. Foi exatamente o que aconteceu.
Maranhãozinho sofreu a segunda derrota seguida, a primeira no segundo turno da eleição em São Luis, e em todas estava a figura do agora vice-governador. Uma terceira, no entendimento dele, será humilhação e fracasso político. Por isso, o distanciamento de Brandão a partir de agora.
Com forte influência em 41 prefeituras, líder de deputados estaduais e federais maranhenses, o parlamentar não quer mais repetir os mesmos erros e pretende ampliar o cacife políticos no estado.
Por isso, formou uma aliança com o prefeito de Caxias, Fábio Gentil, que não ganhou a presidência da Famem e saiu forte na disputa. Gentil tem planos mais altos e pode formar com Maranhãozinho uma chapa para 2022, sem especificar para qual cargo.
Há quem vislumbre que Maranhãozinho e Gentil possam integrar o grupo liderado por Weverton Rocha, o que pode torná-los imbatíveis para a próxima eleição.
Fonte Luís Cardoso
Por volta das 23: 30 da noite deste sábado (16) houve um assassinato que aconteceu no povoado Comum, localizado no município de Tutoia Maranhão.
terça-feira, 12 de janeiro de 2021
O eleitor que não compareceu às urnas no primeiro turno das eleições municipais de novembro tem até esta semana para justificar a ausência. Caso o procedimento não seja realizado, será preciso pagar uma multa. Quem não regularizar a situação pode ficar sujeito a restrições.
O prazo vence na quinta-feira (14) para quem faltou ao primeiro turno das eleições municipais 2020. Para o segundo turno, o limite é 28 de janeiro. As informações são da Agência Brasil.
O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) recomenda que a justificativa seja feita, preferencialmente, por meio do aplicativo e-Título, disponível para celulares com sistemas operacionais Android ou iOS.
O procedimento pode ser feito também pela internet, por meio do Sistema Justifica. Ou ainda de modo presencial, no Cartório Eleitoral. Em qualquer um dos casos, o eleitor precisará preencher um RJE (Requerimento de Justificativa Eleitoral), descrevendo por que não votou. O TSE pede que seja anexada documentação que comprove a razão da falta.
Isso porque o RJE pode ser recusado pela Justiça Eleitoral, se a justificativa não for plausível ou se o formulário for preenchido com informações que não permitam identificar corretamente o eleitor, por exemplo.
Se tiver o requerimento negado, para regularizar a situação o eleitor precisará pagar a mesma multa de quem perdeu o prazo para a justificativa. O valor da multa pode variar, de acordo com o estipulado pelo juízo de cada zona eleitoral. Existe a possibilidade de o eleitor solicitar isenção, se puder comprovar que não tem recursos para arcar com a penalidade.
Cada justificativa é válida somente para o turno ao qual o eleitor não compareceu por estar fora de seu domicílio eleitoral. Ou seja, se não tiver votado no primeiro e no segundo turno da eleição, terá de justificar a ausência de cada um, separadamente, obedecendo aos mesmos requisitos e prazos de cada turno.
Nas eleições 2020 foi registrada abstenção recorde tanto no primeiro (23,14% do eleitorado) quanto no segundo (29,5%). Quando foram realizadas as votações, o Brasil tinha 147.918.483 eleitores aptos a votar.
A justificativa para a ausência é necessária porque o voto é obrigatório para quem tem entre 18 e 70 anos, conforme o Artigo 14 da Constituição. Quem não justificar e não pagar a multa para regularizar a situação junto à Justiça Eleitoral fica sujeito a uma série de restrições legais.
Fonte: Folhapress
Impulsionado pela disparada do óleo de soja e do arroz, IPCA encerra o último ano acima da meta de 4% perseguida pelo Banco Central; aumento está acima do esperado pelo mercado financeiro
O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), indicador oficial da inflação brasileira, fechou 2020 com alta de 4,52%, pressionado principalmente pelo encarecimento dos alimentos diante da disparada do dólar e o aumento das demandas doméstica e internacional. Este é o maior valor para a inflação nacional desde 2016, quando o IPCA encerrou com alta de 6,29%, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira, 12. Em 2019, a variação de preços foi de 4,31%. O índice ficou acima da meta de 4% perseguida pelo Banco Central — com margem para variar entre 2,5% e 5,5%. Para 2021, o Conselho Monetário Nacional (CMN) definiu o centro da inflação em 3,75%, com limites de 2,25% e 5,25%. O índice veio acima do esperado pelo mercado. Economistas e entidades consultados pelo BC estimavam que o IPCA encerrasse 2020 com alta de 4,37%, segundo números do Boletim Focus publicados nesta segunda, 11. Em dezembro, a inflação avançou para 1,35%, após alta de 0,89% em novembro. Esta foi a variação mais intensa desde fevereiro de 2003 e a maior para um mês de dezembro desde 2002.
A disparada do valor dos alimentos foi o principal vilão para a inflação no ano passado. A alta de 14,09% foi puxada principalmente pelo encarecimento de 103,79% do óleo de soja e 76,01% do arroz. Outros itens importantes na cesta das famílias também tiveram altas expressivas, como o leite longa vida (26,93%), as frutas (25,40%), as carnes (17,97%), a batata-inglesa (67,27%) e o tomate (52,76%). A alta no grupo foi a maior desde 2002, quando fechou com avanço de 19,47%. A pressão inflacionária é resultado de uma “tempestade perfeita” causada pela pandemia do novo coronavírus na economia do mundo inteiro. Com as restrições impostas pelas medidas de isolamento social, os brasileiros passaram a consumir mais alimentos em casa, aumentando a demanda sobre esses produtos. Ao mesmo tempo, a recuperação antecipada de outros países, principalmente da China, fez crescer a procura por alimentos, em especial a carne, o arroz e a soja (que é usada como ração para criação de animais), entre outras commodities. Além de não ter opção de comer fora, o auxílio emergencial distribuído pelo governo federal aumentou o poder de consumo de milhões de brasileiro e impulsionou as vendas de diversos setores, como o de materiais de construção e eletrônicos, além do próprio grupo de alimentos e bebidas. O governo federal tentou conter a disparada do valor do arroz com a isenção de tarifas para a importação do produto a partir de setembro, mas a medida não surgiu efeito na queda dos preços. Em paralelo essa mudança de comportamento dentro do país, a crise econômica fez o real desvalorizar muito ante o dólar. Essa queda do câmbio favoreceu as exportações, fazendo com que os produtores dessem preferência para as vendas internacionais, prejudicando ainda mais o mercado doméstico. Por outro lado, o fortalecimento da divisa norte-americana aumentou os custos para a importação, e produtos que tem em sua base insumos ou matérias-primas de outros países acabaram encarecendo nas prateleiras.
Os dados divulgados pelo IBGE também apontam a alta de 5,25% no preço da habitação, puxada principalmente pelo encarecimento de 9,14% da energia elétrica. O disparada do dólar também pressionou o encarecimento de 6% nos artigos de residência, principalmente os eletrodomésticos, equipamentos e artigos de TV, som e informática. Somados, os grupos de alimentação e bebidas, habitação e artigos de residência corresponderam por cerca de 84% da inflação no ano passado. Já os transportes, segundo maior peso na composição do indicador, fecharam o ano com alta de 1,03%. “Tivemos quedas fortes, em abril e maio, por conta do preço da gasolina, que fechou o ano em queda (-0,19%), apesar das seis altas consecutivas de junho e dezembro. As passagens aéreas tiveram uma queda de 17,15% no acumulado ano, ajudando a puxar o resultado para baixo”, afirma Pedro Kislanov, gerente da pesquisa do IPCA. O vestuário foi o único grupo pesquisado pelo IBGE que registrou variação negativa, fechando o ano com queda de 1,13%. “Por conta do isolamento social, as pessoas ficaram mais em casa, o que pode ter diminuído a demanda por roupas. Tivemos quedas em roupas femininas (-4,09%) e masculinas (-0,25%) e infantis (-0,13%), calçados e acessórios (-2,14%). A única exceção foram joias e bijuterias (15,48%), por causa da alta do ouro”, afirma Kislanov.
Dados divulgados pelo IBGE durante todo o ano apontam a mudança da curva inflacionária a partir de setembro, quando o IPCA disparou para alta de 0,64% ante agosto. Desde então, o índice galopou para níveis cada vez maiores, alcançando 0,86% em outubro e 0,89% em novembro. Meses antes, o efeito da pandemia fez justamente o caminho inverso, causando deflação — ou seja, a inflação negativa —, de 0,31% em abril e 0,38% em maio. “Essa alta reflete a série de pressões sofrida pelos alimentos, principalmente no segundo semestre do ano passado. O primeiro fator foi a valorização das commodities no mercado internacional, com foco no arroz, soja, minério de ferro e carne. O segundo fator é o dólar mais caro, e a desvalorização do real diante da moeda norte-americana”, afirma Mauro Rochlin, economista e professor da Fundação Getulio Vargas do Rio de Janeiro (FGV-Rio). A Selic é o principal instrumento do Banco Central para controlar a inflação. Na última reunião de 2020, o Comitê de Política Monetária (Copom) manteve a taxa básica de juros a 2% ao ano, o menor nível histórico, mas sinalizou que deve reverter a tendência de baixa nos próximos encontros. Segundo o Boletim Focus, os economistas e analistas consultados pelo BC esperam que a Selic encerre 2021 a 3,25% ao ano. Na edição anterior, a expectativa era que a elevação da taxa de juros chegasse a 3%. O colegiado voltará a se reunir nos dias 19 e 20 deste mês para debater a manutenção ou mudança da taxa. Os dados estimados pelo mercado financeiro estão de acordo com a opinião de Rochlin, que enxerga espaço para crescimento da Selic para até 3,5% neste ano, mas não de imediato. “A mudança deve vir na reunião seguinte, com o início de um novo ciclo de alta na taxa básica de juros”, afirma.
INPC fica abaixo do IPCA
O IBGE também divulgou que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), considerado a inflação dos mais pobres, encerrou 2020 com alta de 5,45%, acima dos 4,48% de 2019. Em dezembro, o INPC acelerou para 1,46%, frente a alta de 0,95% registrada em novembro. Foi o maior resultado para o mês de dezembro desde 2002, quando o índice ficou em 2,70%. Em dezembro de 2019, a taxa foi de 1,22%. Pedro Kislanov observa que INPC ficou acima do IPCA, tanto no acumulado do ano quanto na comparação mensal. “Isso é explicado, em grande medida, pelo peso de alimentação e bebidas na cesta de produtos e serviços das famílias, que é maior no INPC do que no IPCA. Habitação também tem peso maior, especialmente por causa da energia elétrica”. O INPC é calculado com base em famílias com rendimento de um a cinco salários mínimos, sendo o chefe assalariado, em dez regiões metropolitanas do país, além dos municípios de Goiânia, Campo Grande, Rio Branco, São Luís, Aracaju e de Brasília. Já o IPCA abrange famílias que ganham até 40 salários mínimos, qualquer que seja a fonte.
FONTE Jovem Pan
sábado, 9 de janeiro de 2021
O prefeito de Santana do Maranhão cumpriu agenda ontem, sexta-feira (08) para tratar das questões de interesse do município de Santana do Maranhão.
Na capital São Luís, Márcio Santiago acompanhado por seu secretário de administração Marcos Fabricio se reuniu com o Governador em exercício do estado do Maranhão, Carlos Brandão.
Governador do Maranhão Carlos Brandão e o prefeito de Santana Márcio Santiago |
A reunião com o Governador foi acompanhada pelos deputados Leonardo Sá (Estadual/PL) e Rubens Pereira Júnior (Federal/PCdoB).
Na reunião foi tratado do melhoramento do Hospital 24 hs, asfaltamentos de ruas, construção de praças e construção de pontes de cimento armado. Foram estes os pedidos feito pelo prefeito de Santana, Márcio Santiago ao Governo do Maranhão.
quinta-feira, 7 de janeiro de 2021
A colisão pode ter acontecido por conta de estouro de um pneu traseiro do automóvel. Os dois sobreviventes estão em estado grave_
O final da manhã de quinta-feira, 07 de janeiro, foi marcada por um grave acidente de trânsito ocorrido no km 196,5 da BR-135, entre São Mateus do Maranhão e o povoado Caxuxa, a poucos quilômetros do entroncamento com a BR-316.
De acordo com vestígios no local e o depoimento do condutor da carreta, por volta das 11h, um veículo passeio Chev/Prisma 1.4MT LT, de cor branca, com placas de Teresina, perdeu o controle, começou a "dançar" na pista e colidiu na frente de uma carreta vermelha de placas do Goiás. O impacto da batida deixou cinco mortos e dois feridos graves. Dos cinco óbitos três perderam a vida no local, dois morreram no hospital ou a caminho do atendimento. As sete vítimas ocupavam o Prisma, sendo três crianças. Os dois sobreviventes permanecem em estado grave estando o condutor em estado gravíssimo por conta de traumatismo crânio encefálico. Entre os mortos uma mulher e dois filhos.
Os levantamentos da PRF apontam para um estouro do pneu traseiro direito do Prisma, o que teria provocado a perda do controle e o zigue zague do carro.
Veja a lista dos mortos com a respectiva idade e naturalidade.
✔️ Luan Alves Silva, 16 anos, natural de Teresina/PI;
✔️ Yani Beatriz Rodrigues Sousa, 9 anos, natural de São Mateus do Maranhão;
✔️ Marilândia Silva Bezerra, 34 anos, natural de Coroatá/MA;
✔️ Maria da Conceição Rodrigues Filha, 29 anos, natural de São Mateus do Maranhão;
✔️ Arthur Levi Rodrigues da Silva, 04 anos, natural de Teresina/ PI;
O condutor de 41 anos permanece em estado gravíssimo. Ele é natural de Nova Iorque/MA. A outra vítima grave tem 9 anos de idade e é natural de Teresina/PI.
As informações são preliminares.
Matéria fechada as 17h30 de quinta-feira (07).
*Emergência ligue 191*
Policia Rodoviária Federal Sistema de comunicação social.
Ex-prefeito Romildo do Hospital deixa mais 1,2 milhões de reais em conta
para investimento na saúde de Tutoia.
A nova
administração do prefeito Diringa Baquil, recebeu do governo do ex-prefeito
Romildo do Hospital, a bagatela de 1.208.453,00 reais para investimentos na
Saúde do município de Tutoia. Estes valores estão nas contas da Saúde do
Município, inclusive, o ex-prefeito Romildo deixou também recurso no valor
de 180 mil reais em conta para aquisição de uma ambulância nova para
suporte e locomoção de pacientes no município.
Também
foram deixados 27.800,00 reais para a Estruturação
Odontológica; Mais 27.000,00 reais para a implementação da
Segurança Alimentar e Nutricional na Saúde (balanças para os ACSs); Mais 8.700,00 reais
para a Qualificação das Farmácias Satélites do programa de Qualificação da
Assistência Farmacêutica; Mais 462.312,00 reais para
Informatizar APS (A atenção primária é uma forma de organizar o atendimento de
saúde de forma a atender à maior parte das necessidades de uma população de
forma regionalizada, contínua e sistematizada.); Mais 502.641,00 reais
em Equipamentos Materno Infantil de média complexidade para o Hospital
Municipal Lucas Veras.
Os
documentos que atestam a existência desses recursos foram inclusive assinados
pelo novo Secretário de Saúde do atual governo do prefeito Diringa Baquil, que
fez parte da equipe de transição.
Vamos
aguardar para que esses recursos deixados pela gestão do ex-prefeito Romildo do
Hospital sejam investidos integralmente na saúde do município de Tutoia.
Confira a ATA INFORMATIVA a baixo
Fonte: Blog do Humberto Ruy
ESTADO DO MARANHÃO
PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTANA DO MARANHÃO
CNPJ. 01.612.830/0001-32
DECRETO MUNICIPAL Nº 005, 06 DE
JANEIRO DE 2021
DISPÕE SOBRE O RECADASTRAMENTO DOS SERVIDORES PÚBLICOS
MUNICIPAIS EFETIVOS E ATUALIZAÇÃO DE DADOS CADASTRAIS E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
O Prefeito do Município de Santana do Maranhão, Estado do
Maranhão, no uso de suas atribuições legais que lhe confere o artigo 77, inciso
III, inciso VI, e inciso XIX da Lei Orgânica Municipal.
CONSIDERANDO a necessidade de atualização dos dados cadastrais e
funcionais dos Servidores Públicos Efetivos do Município de Santana do
Maranhão/MA, a fim de possibilitar o completo e correto lançamento de
informações sobre a Folha de Pagamento no Sistema, bem como facilitar o
planejamento para a adoção de medidas de redução de despesas com pessoal, sem
comprometer o funcionamento de serviços públicos essenciais;
CONSIDERANDO a implantação de medidas administrativas
objetivando dar maior controle à Administração Municipal e a necessidade de
zelar pelo interesse público, mormente no que tange à proteção do Erário,
através do controle dos gastos com pessoal.;
DECRETA:
Art. 1º. Fica instituído o recadastramento e
atualização dos dados cadastrais dos servidores públicos municipais efetivos,
lotados na Secretaria de Administração, Secretaria Municipal de Educação,
Secretaria Municipal de Saúde e na Secretaria Municipal de Assistência Social.
Art. 2º. O recadastramento dos
servidores públicos municipais de que trata o art. 1°, possui caráter
obrigatório e será realizado na forma estabelecida neste Decreto, sendo
publicado no Diário Oficial do Estado, fixado nos murais da sede da Prefeitura
e nos locais de recebimento do recadastramento.
Art. 3°. O período de recadastramento dar-se-á
impreterivelmente de 11 a 22 de janeiro de 2021, nos horários 08:00 as
12:00 e 14:00 as 17:00, a ser realizado nas respectivas secretarias as
quais o servidor está vinculado:
I. Secretaria de Administração e Finanças e Secretaria
de Educação, no COLÉGIO JÚLIO MONTELES, situado na Avenida Governadora
Roseana Sarney, S/Nº, Bairro São José.
II. Secretaria de Assistência Social, na Avenida Brasil, s/nº,
Bairro Centro.
III. Secretaria de Saúde, na Avenida Governadora Roseana Sarney,
S/Nº, Bairro Centro.
Art. 4°. O recadastramento será feito mediante o
comparecimento pessoal do servidor, apresentação de documentos e preenchimento
do formulário de recadastramento.
Parágrafo único: O formulário de
recadastramento (conforme modelo - Anexo I) o qual faz parte integrante deste
Decreto, deverá ser preenchido e assinado pelo servidor.
Art. 5º. Além do formulário, preenchido e assinado,
descrito no artigo anterior, o servidor deverá anexar os seguintes documentos,
em duas vias, sendo uma das vias acondicionada em envelope, e, quando
solicitado, ser autenticada em cartório:
I. CARTEIRA DE INDENTIDADE, CPF, TÍTULO DE ELEITOR;
II. CERTIDÃO DE CASAMENTO, AVERBAÇÃO DE SEPARAÇÃO JUDICIAL OU
DIVÓRCIO;
III. CERTIDÃO DE RESERVISTA, PARA PESSOAS DO SEXO
MASCULINO;
IV. CARTEIRA DE REGISTRO PROFISSIONAL;
V. COMPROVANTE DO PIS/PASEP;
VI. COMPROVANTE DE ENDEREÇO;
VII. CARTEIRA NACIONAL DE HABILITAÇÃO(CNH);
APRESENTAÇÃO OBRIGATÓRIA PARA OS OCUPANTES DOS CARGOS
EFETIVOS DE MOTORISTA;
VIII. DECRETO/PORTARIA DE NOMEAÇÃO,
TERMO DE POSSE E LOTAÇÃO;
IX. DECLARAÇÃO DE NÃO ACÚMULO DE CARGOS (Anexo II);
X. PARA SERVIDORES COM MAIS DE UMA MATRÍCULA APRESENTAR
DECRETO/PORTARIA DE NOMEAÇÃO, TERMO DE POSSE E LOTAÇÃO DE TODOS OS VÍNCULOS;
XI. COMPROVANTE DE ESCOLARIDADE (ENSINO FUNDAMENTAL,
ENSINO MÉDIO, FORMAÇÃO GERAL, MAGISTÉRIO, LICENCIATURA, PÓS GRADUAÇÃO, MESTRADO
OU DOUTORADO);
XII. COMPROVANTE DE AUTORIZAÇÃO DE AFASTAMENTO, LICENÇA
DISPOSIÇÃO OU PERMUTA A OUTRO ÓRGÃO;
XIII. CERTIDÃO DE NASCIMENTO DOS DEPENDENTES ATÉ 14 ANOS;
XIV. COMPROVANTE BANCÁRIO DA CONTA SALÁRIO;
XV. 02 (DUAS) FOTOS 3X4, RECENTE;
XVI. CONTRACHEQUE RECENTE DOS DOIS ÚLTIMOS MESES.
Art. 6°. O servidor que sem justificativa, deixar
de se recadastrar no prazo estipulado neste decreto terá suspenso o pagamento
dos seus vencimentos, sem prejuízo de outras medidas legais.
Art. 7º. Responderá nos incisos da legislação
pertinente. o servidor público que não se recadastrar, não prestar informações
ou fizer de forma incorretas ou incompletas.
Art. 8º. As Secretarias municipais envolvidas no
recadastramento no primeiro dia útil ao termino do prazo descrito no art. 3º
deste decreto, encaminharão toda a documentação colhida à Secretaria de
administração e finanças. para que em um prazo de até 30 (trinta) dias contados
do término do recadastramento, apresente o relatório final.
Parágrafo Único: As conclusões alcançadas pela
Secretaria Municipal de administração e finanças. Apto ao processamento dos
dados colhidos ao final do recadastramento. servirão de base para a tomada das
providências cabíveis, inclusive para fins de preservação e restituição ao
Erário. bem como para apuração de responsabilidades. observados os
procedimentos legais.
Art. 9º. Este Decreto entra em vigor na data de sua
publicação.
Art. 10º. Revogam-se as disposições em contrário.
O formulário de recadastramento e outras informações estão
contidos no corpo do DECRETO.
CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O DECRETO.
Fonte: Prefeitura Municipal de Santana do Maranhão.